Medicina Ocupacional

PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), criado através da NR-7 da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho do Ministério do Trabalho, tem por objetivo a prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde do trabalhador relacionados ao trabalho, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

O PCMSO deve ser elaborado por um médico do trabalho e deverá estar baseado nos riscos à saúde do trabalhador encontrados no PPRA. Serão avaliados os riscos existentes e as medidas necessárias para minimizá-los ou neutralizá-los, e ainda avaliar seus possíveis impactos na saúde do trabalhador. A partir dessas avaliações, poderá ser necessária a implantação de equipamentos de proteção individual (EPI) e a realização de exames complementares de saúde, como exames laboratoriais, de imagem ou audiometria.

Através do PCMSO, será determinada a periodicidade da realização dos exames médicos ocupacionais assim como realização ou não de exames complementares para monitoramento.

Exame Médico / ASO (Atestado de Saúde Ocupacional)

Os exames médicos ocupacionais são de caráter obrigatório para todas as empresas.

São divididos em 5 tipos:

  • Admissional: deverá ser realizado antes que o trabalhador assuma suas atividades.
  • Periódico: periodicidade será determinada pelo PCMSO.
  • Retorno ao trabalho: deverá ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia de volta ao trabalho do trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.
  • Mudança de Função: deverá ser obrigatoriamente realizado antes da data da mudança quando implicar na exposição a risco diferente ao que estava exposto anteriormente.
  • Demissional: deverá ser realizado ao ser demitido.

 

Para cada exame médico descrito acima, será emitido o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), o qual determinará se o trabalhador está apto ou não a exercer a função em questão.

Exames Complementares Ocupacionais

Suas indicações, tipos e periodicidade serão definidas pelo PCMSO e exames médicos ocupacionais.